"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

O Judô e a defessa pessoal. Parte 03

Em 1918 Lenin criou o Vseobuch, a organizacao responsavel pelo treino do Exercito Vermelho.
Voroshilov, um graduado do exercito foi apontado como o responsavel para organizar o estudo sobre o combate humano.
Ele pensado que a tarefa era "mediocre" e nao querendo se envolver muito pessoalmente criou um grupo chamado Dynamo para o fazer.No grupo Dynamo encontramos A.A. Kharlanpiev, V.A Spiridinov e V.S Oschepkov. Cada um um destes homens foi enviado para varios paises e continentes para estudar as formas de combate locais. A sua busca, com viagens esporadicas para a Russia durou cerca de 10 anos.
O Sambô (em Russo:Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.Ele consta no currículo de ensino de artes marciais das forças especiais soviéticas e desenvolve-se graças a uma extrema pesquisa realizada depois da revolução comunista em uma tentativa de suprimir as tradições marciais dos povos eslavos indígenas que estavam sobre seu domínio.
A intenção era unificar todas essas tradições sobre o controle do Estado que por sua vez se tornaria uma forma de combate e um esporte.
SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca. Uma outra denominação poderia ser sambista(do Russo самбист - sambist).

O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.



Vasili Oshchepkov judoca



Kharlanpiev estudou os systemas Euro-Asiaticos e Afro-Balticos. Spiridinov estudou sistemas da Mongolia, China e India, e Oschepkov estudou sistemas asiaticos, principalmente japoneses entre eles Judo,Aikido, Karate e Kung-fu.
Na verdade o Sambo provem do systema mao-a-mao russo com a implementacao de tecnicas de cerca de 25 sistemas de wresteling (entre eles Koch, Chidaoba,Gulesh,Pankration, Khapsagay, Akatuj, kuresh) mais algumas de karate, kung-fu, aikido, e tambem ai esta Judo.Este foi o primeiro tipo de Sambo, o Combat Sambo criado para o exercito.Algum tempo depois foi pedido a Spiridinov e a Oschepkov para criar a versao desportiva, ( sport sambo), essa versão muito paresida com o judô olimpico ou desportivo.
Na verdade na historia humana, nunca tinha havido e possivelmente nunca mais havera, uma procura de informacao e um estudo tao grande sobre o combate/luta como aquele foi feito pela maquina comunista nesta altura.
Vasili Oschepkov, ensinou judô e karatê para as forças de elite do Exército Vermelho, na Casa Central do Exército Vermelho. Ele tinha ganhado seu Nidan (faixa preta de segundo grau de então cinco) do fundador do judô, Jigoro Kano, e usou parte da filosofia de Kano na formulação do desenvolvimento inicial da nova arte russo.



Vasili Oshchepkov (foto) foi o melhor aluno de Takeo Hirose, adido militar na Rússia em 1887. . Hirose, na presença do Czar, numa recpção por esse oferecida, foi desacatado por um oficial russo que, ignorando as normas da hospitalidade e da boa educação, afirmou enfaticamente que o japonês só era valente quando em maior número e que o judô nada valia frente a bons lutadores  russos...Hirose, que ingressara no Kodokan em 1886, ao mesmo tempo que freguentava a Escola Naval, prontamente respondeu, em alto e bom som : " Escolha três dos seus melhores lutadores, os mais forte e eu luto com eles onde e quando quiserem". Hirose, com apenas 1.71m. de altura de 71 quilos de peso, derrotou seguidamente os três gigantes russos.Espantados com a facilidade que o oficial japonês os derrotou, os presentes não acreditavam no que viam. A partir daí, Hirouse passou a ensinar judô em terras russas.
Vasili Oshchepkov deu continuidade a implantação do judô naquele país, agora com a colaboração de seu melhor aluno, Viktor Spiridinov. com o advento da guerra entre Japão e Rússia, em 1905, o judô neste país foi transformado na luta russa "sambô".
Viktor Spiridonov (1881-1943) melhor aluno de Vasili Oshchepkov , ele deu continuidade ao ensino do judô que aprendeu com seu antigo professor, ensinava técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, luta livre, lutas eslavas, Judô Kodokan, Kurash uzbeque, Khapsagay mongol e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô. Spiridinov dizia que para vencer é impossível usar apenas um sistema, é necessário que se use tudo que outras técnicas tem de melhor. Um método deve mostra em que direção seguir, mas para ser eficiente não pode ser totalmente rígido. Por isso é preciso deixar claro que existia o SAMBO esporte , que passou a ser divulgado internacionalmente e existia também o SAMBO desenvolvido para uso militar, este é letal e se utiliza até de armas.












A influência Oshchepkov era o Judô Kodokan . O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.Na verdade Oshchepkov queria ensinar o Sambô a todo povo sem discriminação, o governo de Stalin queria que o Sambo fosse ensinado apenas aos militares, o governo também queria que Oshchepkov negasse qualquer ligação do Sambô Russo com o Judô Japonês.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambô contemporâneo .
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô, mas é visível a influência do Judô Kodokan sobre o Sambô Russo, principalmente nas formas de auto defesa usadas e desenvolvidas na época.
 Nesse documento enviado pelo Kodokan temos a iregistro de Oshchepkov datado em 29 de Outubro de 1911.
Em 1913 ele é graduado faixa preta primeiro dan do Kodokan.
Em 1917 consegue sua promoção de segundo dan também pelo Kodokan.
Podemos ver a clara infuência do Judô na criação do Sambô.

Japão vs Russia

A guerra Russo-japonesa foi provocada pela intenção de conquista da Coréia e da Manchúria por parte dos russos e dos japoneses. Após o Tratado de Shimonoseki, os russos obrigaram os japoneses a restituir Porto Arthur, as tropas russas ocuparam o território e se expandiram pela Manchúria.

Vários acordos diplomáticos foram tentados, então os japoneses tomaram posse do porto, confrontaram e derrotaram seus adversários, essa foi a primeira vez que um país europeu foi superado por uma nação asiática, essa guerra contribuiu para agravar a crise Russa em seu regime Czarista, e posteriormente desencadeou a Revolução Russa, em 1917.Na batalha naval a frota Russa era inferior a japonesa, no confronto terrestre o Japão teve uma larga vantagem em contingente de soldados, enquanto a tropa Russa contavam com 80.000 mil soldados mal preparados, os japoneses possuía 270.000 mil soldados treinados e equipados. Foi em uma desssa batalhas que o oficial da Marinha e membro do Kodokan ,Takeo Hirose  morreu e se tornou Herói de Guerra no Japão.
No dia 27 de maio de 1905, os russos enviaram 38 belonaves ao território japonês, 27 foram derrubadas, no outro dia o saldo da batalha foi: Russos 4.380 mortos, 1.862 feridos, 5.917 prisioneiros, enquanto o Japão teve perdas insignificantes em relação as baixas russas, 117 mortos e 583 feridos.
Com o advento da Guerra a Russia transformou o Judô no "Sambô", negando qualquer influência japonesa., atualmente essa influência é admitida.



« Previous
 
Next »
 

0 comentários: